Se tem menos de 20 eu explico: "joaninha" era o apelido das viaturas da PM Volkswagen Fusca. Talvez o apelido se deva às cores e ao formato, não sei dizer ao certo.
Eu peguei o final dos fusquinhas da PM na ruas do Rio de Janeiro. Lembro-me de ter visto uma aos sete anos em Vila Valqueire (zona norte do Rio) e uma outra vez quando já não haviam dessas na capital, lá em Itaboraí (município do interior do RJ).
Como bem lembra o Gustavo de Almeida, era viatura do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça. As joaninhas só foram possíveis durante o tempo em que "fuzil" era coisa de Operações Especiais. Época que a PM podia usar um carro menos veloz e de aceleração menor. Tempos aqueles em que a bandidagem se resumia a assaltantes de rua armado e punguista. E traficante ainda era um cara de revólver que vendia maconha no alto do morro.
Esse vídeo é uma preciosidade. É um comercial antigo do Fusca, na segunda metade do século passado, quando foi incorporado à frota da
Polícia Militar de São Paulo (correção do Roger).
No anúncio o locutor narra as vantagens dos fuscas para as polícias:
"Radiopatrulhas precisam de veículos rápidos e ágeis. Veículos que possam ser conduzidos facilmente através do intenso tráfego das grandes cidades a fim de que chegue ao lugar do chamado no mínimo espaço de tempo. Veículos dotados de um arranque rápido e cujo motor seja indiferente à temperatura externa. Que possam fazer conversões diretas sem demoradas manobras mesmo em ruas estreitas e que possam estacionar nas menores vagas. O emprego do veículo pela polícia é uma excelente prova de suas mais destacadas qualidades: as extraordinárias agilidade e versatilidade no tráfego intenso"
Hoje um exemplar restaurado é estrela nas Exposições de Carros Antigos do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA). Trata-se de um Volkswagen Fusca modelo 20/600 e ano 1985, devidamente identificada com o giroscópio redondo e a sirene em forma de corneta colocados na parte superior da lataria (foto abaixo).
Que tal ter essas belezinhas na estante de casa? Beto Giglio, consagrado como um dos maiores miniaturista automotivos do Brasil, mostra seu trabalho no site Fusca Cridê. Lá você encontra suas miniaturas perfeitas, de vários exemplares de fuscas viaturas, inclusive de outras corporações. Cathalá, tem da PMDF também! Abaixo um exemplar de joaninha da PMERJ, década de 70.
Repare que as joaninhas não são exclusividade da Polícia Militar (a Civil também tinha), nem do Rio de Janeiro (em São Paulo eram chamadas de baratinhas) e nem mesmo do Brasil.
As joaninhas também foram lembradas no Almanaque do Fusca (vá direto para a página 112).
Dia 20 de janeiro foi o Dia do Fusca e eu deixei passar. Não consegui esperar até janeiro do ano que vem para ter esse surto saudosista e fazer o registro histórico do símbolo "dos tempos que não voltam mais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário