Páginas

Hermes e Renato - Revistando o Away


Embora seja um programa de humor, isso é motivo para chorar. Este vídeo é uma crítica ferrenha a todo o sistema de segurança pública ineficaz e corrupto..

Este estereotipo deve ser mudado!

Suas Armas: corregedoria de polícia, ouvidoria de polícia, Ministério Público e o mais importante o seu voto!

4 comentários:

  1. [...] Provavelmente a “novidade” tem a ver com comemorações os 200 anos da PMERJ, e mostra uma tentativa de mudança da imagem negativa da Corporação. O uniforme mais social seria um esforço para passar a imagem de “Polícia Comunitária” e “Polícia Cidadã”, em vez da imagem do policial combatente do MUG. Apesar de que, a primeira imagem que me vem a cabeça quando lembro do uniforme é a ditadura (talvez devido as fotos em livros de história) e os vídeos humorísticos do Hermes e Renato: Linhares e sua Turma. [...]

    ResponderExcluir
  2. As polícias militares estaduais deveriam ser extintas, e que em seu lugar, fosse criada uma única polícia, com fardamento, viatura, salários, enfim...tudo nivelado. Para que duas Polícias? para que Coronel, major e tenente coronel? O posto máximo deveria ser capitão, policiamento ostensivo? sim...patrulheiros, e não soldados e cabos (estas patentes ficam pertencem as forças armadas) pra que delegdo? o Promotores de justiça que tirem o traseiro gordo das poltronas e vão pras ruas cuidar de sua investigações.
    Polícia única em todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo Giuliano. Perfeita a argumentação. Sou Oficial da PM do Paraná, a pior PM do Brasil. Espero que com a mudança do governo nossa PM deixe de ser tão corrupta quanto é atualmente. Para que um monte de coronéis, majores e capitães ganhando uma fortuna longe da rua e os coitados dos solados, cabos, sargentos e tenentes tomando rojão no rabo na rua e ganhando uma mixaria. Policiamento ostensivo deve ser a prioridade e não os churrascos de coronéis e majores. Mudança já. Aqui no paraná, se Deus quiser, quando o Requião sair do governo.

    ResponderExcluir
  4. Acredito pessoalmente que a iniciativa é bastante boa, mas ainda assim limitada. o que deveria ser feito seria reestruturar a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), desmilitarizando-a e atribuindo-lhe autonomia jurisdicional nos ambitos municipal, federal e estadual.

    essa FNSP, assim estruturada, seria composta pelas Guardas Civis Municipais, Policias Civil, Militar, Cientifica (nas UF onde atuam independementemente), e as de ambito federal (POlicia Federal, Rodoviaria Federal, Ferroviaria Federal e Legislativa Federal), cirando assim uma policia unica com atribuições ostensivas, investigativas e cientificas em todo o territorio nacional.

    Salienta-se ainda que poderia-se até elevar sua area de atuação para a zona maritima, retirando do papel o velho tabu da Guarda Costeira, que alem de ser desmilitarizada, seria uma ramificação da FNSP contando com os navios de patrulha da MB de menor porte, os navios de apoio à navegação (balizadores, faroleiros, hidrograficos, rebocadores, etc) e as ineficazes Capitanias de Portos.

    toda essa organização atuaria nas tres esferas do poder publico (municipal, estadual e federal) nas áreas de segurança publica e interna, agindo de fato como força auxiliar das Forças Armadas nacionais (e nao apenas do EB, como ocorre com as PM's).

    já no tocante aos Corpos de Bombeiros, acredito que, alem da desmilitarização, deveriam ser integrados às Defesas Civis e (quem sabe, até) ao SAMU e transformados num orgao unico nacional de preservação social - Departamento Nacional de Gerenciamento de Emergencias (DENAGEM), nada relacionado á FEMA norte-americana.

    os dois orgaos, distintos e independentes entre si (FNSP e DENAGEM) ficariam sob direção de um MINISTERIO DA SEGURANÇA PÚBLICA, que há muito se faz necessário ser criado, poupando recursos com treinamento, equipamentos, e até padronizando o piso salarial, proporcionando aos profissionais um salario justo para suas atividades.

    ResponderExcluir