Essa reportagem repercutiu durante toda a semana nas editorias de polícia dos jornais brasileiros. Durante uma operação no Rio de Janeiro, policiais detém um suspeito e resolvem conduzi-lo à delegacia para verificar se existia algo contra o abordado. Como ele não ofereceu resistência, nem ameaçou a integridade física dos PMs, os policiais seguiram o que o STF recomenda, ou seja, optaram por não algemá-lo e levá-lo no banco de trás do carro, confiando apenas na trava de segurança do veículo (que impede que a porta seja aberta por dentro).
O erro: confiaram no suspeito. Apesar dele não oferecer resistência, ainda é suspeito e como tal devemos ter sempre "um pé atrás". Para ser mais exato, nesse caso deveria haver pelo menos um policial no banco de trás (de preferência atrás do motorista). É improvável que o indivíduo tentasse alguma fuga com alguém ao lado o vigiando. Isso não substitui o uso das algemas, mas pelo menos inibiria alguma investida. Até porque o policial perceberia a tempo o sujeito abaixando o vidro do carro.
O acerto: algumas pessoas acreditam que a polícia deveria ter atirado no homem porque ele estava fugindo da polícia. Mas sabemos que o uso da força letal só é justificado em caso de legítima defesa sua ou de terceiros, além disso o risco de atingir inocentes no local era grande.
Prudência: dois policiais perseguirem o jovem favela adentro (ainda mais no RJ) parece uma missão suicida. O que justifica a apatia dos PM após o ocorrido, afinal uma busca desenfreada no momento seria extremamente arriscada.
Fica o alerta aos policias. Vamos aprender também com os erros dos outros. Sempre que julgar necessário algeme o suspeito. Caso decida por não utilizar as "pulseiras", redobre a atenção. Afinal, sua vida também está em jogo.
Não há amparo legal para condução coercitiva de suspeito a lugar algum.
ResponderExcluirO problema maior não está na atitude dos policiais militares (que até poderiam ser responsabilizados, mas não pela fuga do suspeito e sim por eventual prática de abuso de autoridade), mas no fato de que no RJ os PMs não têm acesso nem mesmo aos mais elementares bancos de dados de natureza criminal.
O intento da administração da secretaria de segurança de preservar statu quo de delegados de polícia é prejudicial ao interesse público.
Não é admissível que em pleno ano de 2010 e na era do IPod/Touch PMs precisem deixar as ruas para "sarquear" nacionais "detidos" nos balcões das ineficazes delegacias de polícia.
[...] Suspeito foge de dentro da viatura da polícia maio 12th, 2010 [...]
ResponderExcluirAfinal de contas os mocorongos são policiais civis ou militares?
ResponderExcluirO PRINCIPAL ERRO É DO COMANDO DA PMERJ QUE AINDA INSISTE EM UTILIZAR GOL COMO VTR OPERACIONAL E BEM COMO TRABALHAR COM DOIS HOMENS QUANDO O IDEAL SAO QUATRO E VIATURA DE PM É NO MINIMO BLAZER E COM XADREZ,PARECE Q QEM ADMINISTRA A PM DO RJ AINDA TA BRINCANDO DE FAZER POLICIA,ISSO É UM ABSURDOOOOO!!!!
ResponderExcluirO RIO DE JANEIRO SEMPRE SERA MOTIVO DE PIADA NACIONAL,GOSTARIA DE QUE O RIO NÃO PERTECESSE A FEDERAÇÃO BRASILEIRA POIS E UM ESTADO SEM LEI,ESTA OPRERAÇÃO QUE HOUVE LA ENVOLVENDO PM,EXERCITO,MARINHA FOI TUDO UMA FARÇA.PENSE COMIGO,COM UMA TAMNHA FORÇA POLICIAL NÃO HOUVE NENHUMA BAIXA DE CIVIL,MILITARES OU BANDIDOS.VOU TE FALAR O QUE ACONTECEU,GOVERNO ESTADUAL CONTACTANDO CHEFE DE FACÇOES MANCIONANDO O QUE ACONTECERIA ENVOLVENDO IMPRENSA DE TODO O MUNDO EM COMUN ACORDO TODOS SAIRIAM NO LUCRO,PRINCIPALMENTE O ESTADO ILEGAL.MATOU A CHARADA.AI VEM O COMANDANTE GERAL DA PM DO RIO DE JANEIRO MEIA NOITE NO JORNAL DA TV GLOBO FALANDO ABOBRUNHA.POR FAVOR TENTEN NOS ENGANAR DE MANEIRA MAIS INTELIGENTE
ResponderExcluirOw roberto, o único mocorngo é vc q não sabe diferenciar civil de militar...
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirqe falta de preparo
o cara que nem policial é, nào pode estar comentando merda nenhuma, ou por acaso conhece a Lei da Algema, existem regras, que se nào forem cumpridas implicam em punição ao policial
ResponderExcluirvoce esta se referindo ao comentarista da jornal?????se for saiba que aquele cara ali foi capital do BOPE do RJ,,,,,,,,o capital nascimento do filme tropa de elite foi baseado nele............
ResponderExcluirViatura com cela,somente se for no Estado de outro país,mesmo que no momento o conduzido não representando ameaça aos policiais e a sociedade,deve ser conduzido com cautela,com um policial atrás,junto com o conduzido,o suspeito ou preso de cabeça baixada,de preferencia algemado e sem nenhum dente,digo,sem nenhum parente,pertubando os policiais ou fazendo ameaças.
ResponderExcluirinfelizmente é assim,leis que geralmente beneficiam os que estão errados,muitas como a lei que mesmo embriagado não precisa produzir provas contra sí mesmo...ou seja mais uma lei fraca,deixando os policiais com as mãos atadas para trabalhar,além de fazer o trabalho,são sempre testemuhas,dia sim dia não nos forúns para dar depoimetos,poucos reconhecem,analisar é fácil,mas fazer´poucos tem vontade..tá falado.
ResponderExcluirJá te respondo roberto..com certeza não sabes porque tu não és nem civil nem militar,pois foi aprovado agora uma lei pelos nossos eficiêntes deputados para vc poder casar e ter direito a heranças,caso nunca aconteceu um fato semelhante aos dos policiais com vc, é porque vc nunca trabalhou nas ruas como esses dois senhores policiais,também não vai precisar deles ,pois tem segurança particular e um companheiro,é feliz assim ,que viva bem..PS..espero não te-lo magoado,pois sei que vc é sensível .Tá falado
ResponderExcluirVander "Bope", o comentarista ali é só o ex-comandante do Bope Rodrigo Pimentel que inspirou o capitão Nascimento, vivido por Wagner Moura, então é mais facil eu ser sniper da Swat que vc do Bope, oh comédia.
ResponderExcluirfolta de treinamento
ResponderExcluirBALA NELES SENTA O DEDO
ResponderExcluirLoucademia de policia. Eu não sei quem é o palhaço o povo ou eles?
ResponderExcluirhai hai eo mané ainda fica parado olhando o o cara correr...
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Algema esse merda e bota no camburão, é difícil fazer isso. Evitaria esse constrangimento.
ResponderExcluirJesuss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir